Apresentação
Entrevistas
Biografias
Bibliografia
Imagens
26ª Bienal
Ficha Técnica
Versão completa para impressão
  Atenção: a versão para impressão encontra-se em PDF. Você necessitará do AcrobatReader© para abrir e imprimir.
   
Site da Fundação Bienal de São Paulo
 

GLOSSÁRIO

A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - W - V - X - Y - Z


Acadêmico – Voltado a práticas artísticas tradicionais desenvolvidas em escolas de arte. No Brasil está relacionado aos princípios estéticos da Academia de Belas Artes, fundada no Rio de Janeiro por D. João VI em 1816.

Adriana Varejão (Rio de Janeiro/RJ, 1964) – Freqüenta cursos livres na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, entre 1981 e 1985. Desenvolve trabalho com temas relacionados à colonização, ao barroco e à azulejaria. Investiga também a utilização da carne e sua representação como elemento estético.

Alegoria – aproximação entre um conceito e uma imagem. Obra de arte que exprime uma idéia fundamental com a ajuda de atributos (emblemas, distintivos, símbolos) metafóricos; segundo Hegel, a alegoria procura tornar perceptível certas propriedades de uma representação geral utilizando recursos sensíveis e concretos.

Andrew Warhola (Pittsburgh/Estados Unidos, 1928 – Nova Iorque/Estados Unidos, 1987) - Andy Warhol, um dos mais emblemáticos personagens do cenário pop americano, inunda o mundo nos anos 1960 com suas imagens, alcançando grande celebridade ao transformar a imagem de uma lata de sopa em obra de arte. Seu trabalho envolve pintura, serigrafia, gravura, fotografia e filmes.

Antoni Muntadas
(1942) – Artista catalão que desde os anos 1970 trabalha com vídeos e instalações, questões relativas a representações do poder e aos artifícios dos sistemas de comunicação.

Apócrifa – obra ou fato sem autenticidade, ou com autenticidade não comprovada.

Arquitetura modernista brasileira – Embasada nos princípios da arquitetura funcional de Le Courbusier, possui linhas econômicas livres de ornamentos; valorização estética da estrutura construída.

Artdoor – expressão artística que utiliza a estrutura e a linguagem de outdoors; Paulo Bruscky realiza a primeira exposição internacional de artdoor em Recife, em 1981.

Arte clássica – Referente à estética clássica grega, onde a proporção e a representação das formas naturais são determinadas por um ideal de beleza encontrado na representação da figura humana.

Arte conceitual - Termo utilizado a partir de meados de 1960 para descrever a arte na qual a idéia e o processo tomam o lugar do produto final. Designada como ‘a arte da idéia’, o fundamento da arte conceitual é o de que idéias ou conceitos constituem a verdadeira obra artística.

Arte concreta – Termo referente à arte não-figurativa, designado a composições geométricas.

Arte construtiva brasileira – Com bases formais geométricas que se distanciam das representações das formas naturais, tem como exposição referencial a do Grupo Ruptura no MAM-SP em 1952. Abstração geométrica.

Arte moderna – É constituída por diversos movimentos artísticos da primeira metade do século XX, onde características inovadoras na forma e no conteúdo opõem-se aos elementos antes estabelecido na arte. Cubismo, fauvismo, dadaísmo e surrealismo, entre outros, são considerados movimentos da arte moderna.

Arte pela arte – Esteticismo; arte livre de todo e qualquer preceito que não seja estético. O esteticismo objetiva, através da obra de arte, investigar sobre o belo.

Arte popular – Expressões artísticas desenvolvidas para e pelo povo.

Arte postal – Arte-correio, mail-art; arte que explora o correio como meio de circulação.

Artes aplicadas – No século XVIII as artes foram divididas entre Belas Artes (pintura, escultura, arquitetura, poesia e música) e artes aplicadas (artes decorativas ou funcionais). Desenho industrial; design.

Artur Alípio Barrio de Sousa Lopes (Porto/Portugal, 1945) – Inicialmente pintor, começa a pesquisar a utilização de materiais perecíveis como lixo, detritos humanos, carne putrefata e papel higiênico, produzindo obras de caráter contestador e político. Com a XXVI Bienal de São Paulo, totaliza participações em cinco edições da mostra.

Augusto Rodrigues  (Recife/PE, 1913 –  Resende/RJ, 1993) – Desenhista, ilustrador, caricaturista, poeta e arte-educador. Fundador da Escolinha de Arte do Brasil (1948), ponto de formação e influência de artistas, educadores e pesquisadores do Brasil e do exterior.

AutoCAD – Programa de computador aplicado no desenvolvimento de desenhos arquitetônicos ou de engenharia.[Voltar]

Barroco – Estilo artístico e arquitetônico desenvolvido na Europa no século XVII preocupado com o equilíbrio e a totalidade harmoniosa entre as partes. Arte voltada à representação e valorização da fé, desenvolve-se também no Brasil colonial do século XVIII com características locais tendo como expoente Antonio Francisco Lisboa (1738-1814), o Aleijadinho. Arte com exagero de detalhes e ornamentos.

Bienal do Mercosul
– E m 1997 é realizada a primeira edição da Bienal de Artes Visuais do Mercosul integrando interesses artístico-culturais, empresariais, governamentais e comunitários em torno do maior evento de arte latino-americana. São convidados artistas dos países que participam do Mercosul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai) e de países convidados como Venezuela, Colômbia, Peru e México. Em 2003 é realizada a quarta edição da mostra na cidade de Porto Alegre (RS).

Brian Eno (Woodbridge/Inglaterra, 1948) – Músico, compositor e produtor musical, é um dos fundadores do Roxy Music, grupo musical baseado em manipulações experimentais de sons. Atua também como produtor musical de várias bandas, destacando-se o grupo irlandês U2.[Voltar]

Christo Vladimirov Javacheff (Gabrovo/Bulgária, 1935) – Escultor e designer que estabelece-se em Nova Iorque (Estados Unidos) em 1964. Conhecido como o criador da arte de ‘empaquetage’, que consiste em embrulhar objetos, edifícios e fragmentos de paisagens como ato transformativo temporário, objetivando chamar atenção para as formas fundamentais do que se está sob a embalagem. Árvores, um vale no Colorado (Estados Unidos), a Pont Neuf de Paris (França) e o prédio do parlamento alemão (Reichstag) já foram empacotados pelo artista.

Coreógrafo – Aquele que concebe e compõe seqüências de movimentos; criador de danças e bailados.

Criptografia – Modo de escrever em cifra ou código.

Cristina Freire – Pesquisadora e curadora do MAC-USP, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo.[Voltar]

Dadaísmo – Fundado em 1915 em Zurique (Suíça) por escritores e artistas plásticos que reagem à Primeira Guerra Mundial com ironia, cinismo e niilismo anárquico, o dadaísmo torna-se rapidamente um movimento artístico internacional. Abarcando o acaso em pensamentos e idéias radicalmente livres, não envolve uma estética ou um estilo artístico específico, valoriza a atitude e não releva a fatura artística. Movimento fundador da anti-arte ao aceitar ações e objetos corriqueiros como arte. Participam do dadaísmo Hugo Ball, Emmy Hennings, Hans Arp, Tristan Tzara, Max Ernst, Francis Picabia e Marcel Duchamp, entre muitos outros.

Dança experimental – Permite experimentar diversas composições de movimentos livres do rigor do ballet clássico.

David Hockney (Bradford/Inglaterra, 1937) – Pintor, desenhista, gravador, fotógrafo e designer, é o artista britânico mais conhecido de sua geração. Suas primeiras pinturas transformam-no em expoente da pop art; ao passar a viver na Califórnia, as piscinas tornam-se presentes em suas obras.

Decalque – Imagem adquirida por transferência; transfer.

Deep Blue – Nome popular dado ao supercomputador desenvolvido em 1997 pela IBM. Para promover poder de processamento da máquina, a multinacional realiza uma série de partidas de xadrez entre Deep Blue e o então campeão mundial russo Garry Kasparov, que é derrotado.

Dick Higgins (Cambridge/Inglaterra, 1938 – 1998) – Um dos fundadores do grupo Fluxus, privilegia em seu trabalho a comunicação ao explorar a poesia, a música e a pintura como meios para a realização de uma nova linguagem. Desenvolve paralelamente atividades como crítico e editor.[Voltar]

Eletrografia – Experimentações artísticas através da eletrocardiografia; registro gráfico de batidas cardíacas gerado por eletrocardiógrafo.

Escarificar – Raspar com objeto pontiagudo; produzir incisões superficiais na pele.

Estêncil – Superfície plana, gravada ou vazada, que permite reproduzir imagens ao aplicar tinta; molde vazado.

Existencialismo – Vertente da filosofia onde existir concretamente pressupõe relacionar-se com as coisas do mundo e com os outros.[Voltar]

Figurativo – Arte figurativa; arte representativa; arte embasada na representação de figuras ou objetos reconhecíveis.

Filipo Tommaso Marinetti (Alexandria/Egito, 1876 – Bellagio/Itália, 1944) – Poeta e escritor, e m 1909 espalha pelo mundo um manifesto bastante retórico e emocional que sepulta o passadismo (a arte do passado) em nome de uma nova arte, o futurismo (a arte do futuro), influenciando a concepção modernista da arte.

Filme de artista – Filme cujo maior objetivo é plástico; exploração do meio como linguagem plástica.

Filosofia racionalista – Concepção segundo a qual a razão humana, e não a fé, é o principal instrumento de verificação da verdade.

Fluxus – Grupo internacional de artistas fundado na Alemanha em 1962 que tem como mentor George Maciunas. Opõe-se à tradição dos valores eruditos da arte e à valorosa comercialização artística pós-Segunda Guerra Mundial. Abarca os princípios da anti-arte propostos pelo dadaísmo, entendendo a anti-arte como a verdadeira realidade: a chuva é anti-arte, um espirro é anti-arte, etc. Participam do Fluxus Dick Higgins, Nan June Paik, Joseph Beuys, Ben Vautier, Christo, Claes Oldenburg, John Lennon e Yoko Ono, entre outros.

Form-Z – Programa de computador com recursos gráficos para a construção de ambientes 2D/3D, produzido e fabricado por Auto-de-sys Inc.

Fotolinguagem – Experiências artísticas com processos técnicos fotográficos.[Voltar]

Garry Kimovich Kasparov (Baku/Rússia, 1963) – Jogador e professor de xadrez, campeão mundial de 1985 a 1993 e em 2004. Detentor de vários recordes na categoria, disputa em 1997 uma série de partidas com o Deep Blue, um super computador desenvolvido pela IBM, e perde para a máquina.

Genoma – Constituição genética total de um indivíduo ou zigoto.

Georg Friedrich Händel ou Haendel (Halle/Alemanha, 1685 – Londres/Inglaterra, 1759) – Compositor musical de corte e mestre-de-capela da coroa inglesa. Criador várias obras sacras e óperas, destacando-se “O Messias” (1759).

Giacomo Balla (Turim/Itália, 1871 – Roma/Itália, 1958) – Pintor, ao viver em Paris no final do século XIX entra em contato com o impressionismo e o neoimpressionismo. Assina o Manifesto Futurista em 1910 e segue nessa linha até 1930, passando a desenvolver pinturas com focos abstratos.

Gilberto Chateaubriand – Colecionador de arte, possui sua coleção de arte contemporânea depositada no MAM-RJ.

Gótico – Estilo artístico e arquitetônico europeu que se desenvolve entre os séculos XII e XVI. Na arquitetura caracteriza-se pelo uso de arcos ogivais, arcos botantes e rendilhados em pedra; na escultura, pela presença de figuras humanas alongadas.

Gravura – Procedimentos técnicos para a reprodução de imagens a partir de uma matriz: xilogravura, litografia, gravura em metal, etc.[Voltar]

Happening – Ação artística geralmente realizada em público; espetáculo onde o artista combina uma ação teatral às artes plásticas.

Hélio Oiticica (Rio de Janeiro/RJ, 1937 – Idem, 1980) – Artista referencial na transição entre as artes moderna e contemporânea brasileira, atua como pintor, escultor e performer. Participa do grupo Frente (1955) e do Grupo Neoconcreto (1959); após estas fases produz trabalhos como os “Parangolés”, obras artísticas vestíveis. Pioneiro da arte ambiental e da arte processual no Brasil.

Hibridar – Tornar híbrido; multiforme, misto.[Voltar]

Ícaro – Ser mitológico que ao lado de seu pai, Dédalo, foge do labirinto do Minotauro usando asas feitas de cera. Ícaro, ao voar muito alto, tem suas asas derretidas pelos raios solares.

Ícone – Imagem ou representação simbólica, originalmente de significado sacro; também refere-se a personagens ou fatos com grande influência pública.

Improvisação – Conjunto de movimentos realizados sem ensaio prévio destinados ao aprimoramento, à pesquisa ou ao enriquecimento da ação ou da técnica; experiência aberta durante os ensaios que visa a fixação da forma final de um espetáculo.

Instalação - Termo usado a partir da década de 1970 para designar obras de arte que buscam ampliar a pintura para a tridimensionalidade. As instalações podem ocupar o espaço com composições de diversos elementos, têm caráter de obra temporária, são concebidas para lugares específicos (site-specific) ou idealizadas para diferentes locais. Obra de arte que abrange o espaço expositivo como componente estético. Videoinstalação: composição tridimensional que envolve imagens gravadas em vídeo; é exibida em televisores ou projetada.

Intervenções – Interferências artísticas.[Voltar]

John Cage (Los Angeles/Estados Unidos, 1912 – Nova Iorque/Estados Unidos, 1992) – Filósofo, pintor, escritor e músico experimental, desenvolve composições atonais e considera que todos os sons poderiam ser música.

John Cale (Garnant/País de Gales, 1942) – Baixista e pianista do Velvet Underground, banda idealizada em 1965 por Andy Warhol, Lou Reed e Cale. É um dos mais importantes produtores dos músicos pré-punk. Atualmente trabalha mais intensamente como produtor musical.

Joseph Beuys (Krefeld/Alemanha, 1921 – Düsseldorf/Alemanha, 1986) – Segundo depoimento do próprio artista, durante a Segunda Guerra Mundial, após ferir-se ao ter seu avião atingido na Segunda Guerra Mundial, ele é salvo na Criméia ao ser aquecido com gordura animal e envolvido em feltro. Estes materiais integram parte de suas esculturas, instalações e performances, dentre as quais destaca-se “Como explicar imagens a uma lebre morta”. Integrante do Fluxus, grupo que prega a liberdade de criação com cunho conceitual.[Voltar]

Kasimir Malevich (Kiev/Rússia, 1878 – São Petersburgo (antiga Leningrado)/ Rússia, 1935) – Pintor e desenhista, um dos pioneiros na pintura abstrata, fundador do Suprematismo em 1915. Propõe a supremacia artística da sensibilidade pura e o afastamento de qualquer representação figurativa.

Kenneth S. Friedman (Connecticut, USA 1939) – em 1966, funda e torna-se editor-chefe da Fluxus West Publications, logo após entrar em contato com George Maciunas e outros membros do grupo Fluxus de Nova York.
Publica em 1972 a Lista Internacional de Contatos de Arte, que contém endereços de pessoas interessadas em trocar idéias e trabalhos artísticos via correio contribuindo para organizar uma grande rede de arte postal. Ken Friedman realizou experimentos com diversas formas de arte conceitual, arte concreta, performance e música.[Voltar]

Land art – Earthwork; arte da terra. Arte que trabalha a superfície terrestre e seus elementos de modo a integrá-los como obras de arte.

Livro de artista – Suporte de expressão artística que possui o formato de livro.[Voltar]

Mao Tse-Tung (Hunan/China, 1893 – Pequim/China, 1976) – Líder revolucionário chinês de 1949 a 1976, um dos responsáveis pela guerra civil que transforma o império da China em um país de regime comunista.

Marcel Duchamp (França, 1887 – 1968) – Teórico e um dos mais influentes artistas do século XX, torna-se conhecido pela pintura “Nu descendo a escada” ao combinar princípios cubistas e futuristas. Líder do movimento dadaísta em Nova Iorque (Estados Unidos), ao lado de Francis Picabia, abandona os meios convencionais da arte montando uma roda de bicicleta sobre um banco – a obra “Roda” – e inventando o ready-made, objeto produzido industrialmente e em série, exposto como obra de arte. A “Fonte”, por exemplo, é um ready-made composto por um urinol datado em que Duchamp assina com o pseudônimo R. Mutt. Após dar por inacabada a obra “ “A noiva despida por seus celibatários, Mesmo” e “O grande vidro“, que executa entre 1915 e 1923, abandona a arte para dedicar-se ao jogo de xadrez, representando posteriormente a França em quatro olimpíadas internacionais. Após a morte do artista descobre-se que ele trabalhara em segredo por 20 anos na obra “Etant Doneé” (“Dado que...”), uma grande construção que é visualizada através de um orifício em uma porta.

Mathew Barney (São Francisco/Estados Unidos, 1967) – Criador de ficções atemporais carregadas de elementos híbridos, torna-se conhecido com “Cremaster”, série composta por cinco filmes acompanhados de instalações; ao lado do músico Arto Lindsay, elabora um trio elétrico no carnaval de Salvador, em 2004, onde realiza o filme “De lama lâmina”. Vive e trabalha em Nova Iorque (Estados Unidos).

Meret Oppenheim (Berlim/Alemanha, 1913 – Basiléia/Suíça, 1985) – Pintora e escultora, é uma das principais artistas do dadaísmo e do surrealismo.

Metafísica – Parte da filosofia que constitui um conhecimento racional onde se procura determinar regras fundamentais do pensamento, visando o conhecimento do real como ele verdadeiramente é. Segundo Kant, a metafísica é o conhecimento que pretende elevar-se acima da experiência.

Multimídia – Aquilo que explora diferentes meios, procedimentos técnicos e linguagens.

Museu Guggenheim – Formado pela Fundação Solomon R. Guggenheim em 1939, logo no início a instituição volta-se tanto para a arte antiga quanto a contemporânea, realizando mostras de artistas como Kandinski, Mondrian e Klee. Atualmente existem seis museus Guggenheim: em Nova Iorque (Estados Unidos -matriz), Las Vegas (Estados Unidos), Berlim (Alemanha), Veneza (Itália) e Bilbao (Espanha).

Música experimental – Gerada por experimentos com diversos modos de composição e obtenção de sons.

Myrrha Dagmar Dubb ou Mira Schendel (Zurique/Suíça, 1919 – São Paulo/SP, 1988) – Estuda em Milão e em Roma, seguindo em 1949 para Porto Alegre (RS). Trabalha com pinturas, desenhos e gravuras (monotipias). Participa da I Bienal Internacional de São Paulo. Na XXII Bienal de São Paulo (1996) sua obra recebe uma sala especial.[Voltar]

Nelson Aguilar -Historiador e crítico de arte, é professor de História da Arte do Instituto de Artes da UNICAMP (Campinas/SP). Curador-geral da Mostra do Redescobrimento (2000) e da IV Bienal do Mercosul (2003).

Noêmia Varela (Recife) – Arte-educadora responsável pelos cursos intensivos de formação de professores da Escolinha de Arte do Brasil.

Nuno Álvares Pessoa de Almeida Ramos (São Paulo, SP, 1960)- Artista plástico e poeta. Diplomado em Filosofia pela USP, integra o grupo Casa 7 com Rodrigo Andrade, Fábio Miguez, Paulo Monteiro e Carlito Carvalhosa. Trabalha com pintura, escultura, instalação e vídeo.[Voltar]

Paulo Pasta (Ariranha/SP, 1959) – Pintor que também desenvolve pesquisas sobre a pintura. Integra a Bienal Internacional de São Paulo de 1994; em 1997, no Panorama da Arte Brasileira do MAM-SP, recebe o Grande Prêmio de Arte Contemporânea. Professor da Faculdade Santa Marcelina, da Universidade Mackenzie e do Instituto Tomie Ohtake.

Performance – Embora desenvolvida por dadaístas e surrealistas no começo do século XX, torna-se mais presente a partir da década de 1960; consiste na apresentação de ações ou atuações.

Performer – Artista que realiza performances.

Pictórico – Referente à pintura.

Pintura abstrata – Arte abstrata; termo aplicado à arte que não representa objetos reconhecíveis. Abandona a concepção da arte como imitação ou representação da natureza. Arte não-figurativa que se desenvolve sem utilizar realidades externas à dos elementos visuais, explorando, por exemplo, a autonomia de f ormas, linhas e cores; oposição ao figurativo.

Poesia sonora – Expressão artística que explora sons.

Poesia visual – Expressão artística plástico-literária que enfatiza poesia e imagem.

Poética – Dimensão estética de uma obra de arte. Aristóteles afirma ser poética a doutrina da arte como produtora de imagens.

Pós-moderno – Termo controverso cunhado a partir da década de 1960. Explora a complexidade, a ironia, a mistura de estilos e de gêneros artísticos; caracterizado pela aceitação de todos os estilos, cria uma estética bastante eclética. Ao combinar elementos de diversos estilos, o pós-modernismo não faz julgamentos ou diferenciações entre a arte elitista e a arte popular.[Voltar]

Realista – Realismo; representação de modo real e não imaginário. Movimento artístico do século XIX caracterizado por cenas não idealizadas que tem como expoente o pintor francês Gustavo Courbet (1819-1877).

René Descartes (La Haye (atual Descartes)/França, 1596 – Estocolmo/Suécia, 1650) – Filósofo fundador do racionalismo moderno, apóia-se na razão e na evidência para atingir o verdadeiro. Sua aplicação da álgebra na geometria faz surgir o que se conhece por geometria cartesiana. Sua obra mais conhecida é o “Discurso sobre o Método”, de 1637.

Re-significação – Atribuir outro significado a algo.

Revolução Cultural – ocorrida na China de 1966 a 1976.

Robert Edler von Musil (Klagenfurt/Áustria, 1880 – Suíça, 1942) – Escritor e romancista, seu primeiro romance publicado é “O jovem Törless”, em 1906. Falece antes da publicação, em 1943, de “O homem sem qualidades”, seu mais famoso romance.

Robert Rauschenberg (Port Arthur/Estados Unidos, 1925) – Artista plástico, precursor da pop art norte-americana. Trabalha essencialmente com as técnicas de colagem, pintura, serigrafia e fotografia.

Rubens Gerchman (Rio de Janeiro/RJ, 1942) – Pintor, desenhista, gravador e escultor com atuações dentro e fora do Brasil, é um dos fundadores do Museu Latino-Americano do Imaginário, em Nova Iorque (Estados Unidos). Participou de três edições da Bienal de São Paulo.[Voltar]

Shozo Shimamoto (Osaka/Japão, 1928) – Pintor e performer japonês, um dos maiores artistas do pós-guerra em seu país, participa do Gutai, grupo do modernismo nipônico.

Silk-screen – Processo de reprodução de imagens por meio de uma tela vazada.

Sky art – Arte do céu; expressão artística que se desenvolve no céu por meio da composição com diversos elementos e procedimentos: pipa, fumaça, avião, etc.

Steve Reich (Nova Iorque/Estados Unidos, 1936) – Músico e compositor dedicado à percussão e à bateria, influencia uma geração inteira de músicos com suas obras que apóiam-se em pesquisas sobre vários tipos de música e sons oriundos de diversas etnias.

Super 8 – Filme realizado em película com largura de oito milímetros.

Surrealismo – Movimento de arte moderna originado na França durante a década de 1920, propõe resolver a contradição entre sonho e realidade para criar uma supra-realidade ao fazer livre uso das teorias de Sigmund Freud sobre o inconsciente e suas relações com os sonhos. Os artistas surrealistas desenvolvem poesias e obras de arte juntando arbitrariamente, livres do controle da razão, diversos elementos, objetivando gerar novos sentidos, um procedimento denominado automação. André Breton, Max Ernst, Joan Miró, Salvador Dalí e René Magritte, entre outros, participam do surrealismo.[Voltar]

Takashi Murakami (Tóquio/Japão, 1963) - Um dos mais conhecidos artistas japoneses no início do século XXI, trabalha com esculturas e instalações de cunho conceitual inspirando-se em personagens de quadrinhos e nas imagens pop do seu país.   Tipografia – Compreende a criação de caracteres, sua composição e impressão, resultando num processo gráfico ao mesmo tempo adequado, legível e agradável. Sistema de impressão com fôrmas em relevo; impressão tipográfica.   Transvanguarda – Ao observar que os ateliês de vários artistas voltam a ter novamente materiais de pintura, Achille Bonito Oliva cunha o termo transvanguarda em 1982 para proclamar o ressurgimento desta modalidade artística, considerada morta na década anterior. no livro “Transvanguarda Internacional”, Bonito Oliva afirma: “A desmaterialização da obra de arte e a impessoalidade da execução que caracteriza a arte desde os anos 70, segundo linhas estritamente duchampianas, estão sendo suplantadas pelo restabelecimento da habilidade manual por meio do prazer da execução, que traz de volta à arte a tradição da pintura.” [Voltar]

Vanguarda – Referente ao novo; aquilo que rompe com o passado. Característica dos movimentos de arte moderna da primeira metade do século XX.

Videoarte – Uso do vídeo como registro de um acontecimento artístico ou suporte para a expressão plástica.

Vladimir Tatlin – Artista russo (1885-1953) considerado o fundador do construtivismo.

Voluta – Ornato espiralado, parte do capitel que dá acabamento a uma coluna.[Voltar]

Xerografia – Experimentações artísticas com os procedimentos mecânicos de máquinas para fotocópia.

Xerox-filme – Animação obtida a partir de imagens geradas por meio de fotocópia.[Voltar]

Ypiranga Filho (Recife/PE, 1936) – Artista plástico, trabalha com escultura e gravura. Estuda neuroradiologia e fotografia publicitária na Alemanha durante a década de 1970.

Zanini Caldas – Escultor, maquetista e artesão falecido em 2000.

Zen – forma de budismo que se difunde sobretudo no Japão a partir do século VI. Recentemente também difundindo no ocidente, caracteriza-se pela contemplação intuitiva suscitada pelo amor à natureza e à vida. [Voltar ao início] [Versão para impressão]