O Território Livre da XXVI Bienal de São Paulo
estimula e desafia nossa capacidade de entendimento da arte contemporânea.
As obras expostas na Bienal são frutos do tempo presente e, como tais,
revelam e problematizam questões do universo da arte em estreito diálogo
com a contemporaneidade. Adentrar neste universo e, sobretudo, exercer a mediação
entre as obras e os alunos, é tarefa que este material pretende auxiliar.
Esta exposição, como toda produção contemporânea
que se encontra em processo de assimilação no mundo da arte,
exige de nós, educadores, flexibilidade para o novo e para estabelecer
relações.
As leituras de artistas aqui disponíveis podem
alimentar e provocar reflexões em várias direções. É um
recorte no denso universo da Bienal onde o curador-geral da mostra e 15 artistas
falam de seus trabalhos a partir de um roteiro comum que enfoca essencialmente
o produtor, seus procedimentos de trabalho e sua leitura sobre a obra apresentada
na mostra. Ao ler sua própria obra o artista deixa transparecer suas
referências e seu contexto, oferecendo pontos de apoio para exercitarmos
a nossa leitura e mediarmos a leitura de nossos alunos.
Respeitando a autonomia do professor/leitor na construção de
suas interpretações pessoais, bem como a dos alunos, fornecemos
este material para a elaboração de roteiros de visita e curadorias
educacionais, que possibilita preparar e estimular os alunos já em sala
de aula. O diálogo com os artistas nos aproxima também dos diversos
procedimentos de construção das obras, atualizando a idéia
de processo artístico e fornecendo subsídios para o desenvolvimento
de projetos.
Procuramos neste material abranger as várias linguagens e a diversidade
geográfica dos artistas presentes nesta Bienal, assim como a estrutura
dos módulos que a constituem. Na medida do possível, e a fim
de enriquecer o diálogo, as entrevistas foram realizadas diante das
obras dos artistas no período de montagem da exposição.
Foi sentado no sofá de seu atelier transposto para a Bienal, por exemplo,
que Paulo Bruscky contou sua história, revelando a riqueza de seus arquivos
e de seu processo de trabalho.
A articulação entre a leitura e a interpretação,
o contexto e a produção, dimensões da Proposta Triangular
de ensino e aprendizagem de arte dão sentido a este material especialmente
concebido para vocês, professores. Leiam, reflitam, imprimam, organizem
seu material e bom trabalho.[Voltar ao início][Versão
para impressão]
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