Países
Suíça
Artistas
Programa/Eventos
Mapa
Informações
Localização
Parceiros
Créditos
  Material para Professores
O que já foi notícia na 26ª Bienal
   
 

“Unexpected Rules” marca a presença da Suíça
na 26ª Bienal Internacional de São Paulo"
 

De 26 de setembro a 19 de dezembro, os artistas suíços Frédéric Moser e Philippe Schwinger mostram na Bienal a vídeo-instalação “Unexpected Rules”, com roteiro baseado no escândalo Clinton-Lewinsky.

Por iniciativa da Comissão Federal Suíça de Arte, do Departamento Federal de Cultura, os artistas Frédéric Moser & Philippe Schwinger apresentam na 26 a Bienal Internacional de São Paulo – que acontece entre os dias 26 de setembro e 19 de dezembro – a vídeo-instalação “Unexpected Rules”.

     
 

O roteiro parte de um acontecimento histórico, o escândalo Bill Clinton – Mônica Lewinsky, cujo enredo aborda sexo, poder e dinheiro, apresentado nesse trabalho que mescla artes plásticas, teatro e vídeo. A idéia dos artistas suíços é mostrar como a multiplicidade dos níveis de interesse e das imagens públicas, em última análise, tornam impossível a interpretação de um acontecimento verídico.

“Unexpected Rules”, o mais recente trabalho dos dois artistas, baseia-se em princípios teóricos – como a lógica paraconsistente – que se ocupam das contradições e dos absurdos e de como eles norteiam a nossa vida. A versão de Frédéric Moser & Philippe Schwinger sobre o ‘affaire’ do ex-presidente dos EUA não segue um fio de narração linear, moldado por causalidade e comportamento racional. A transposição para o contexto da vídeo-instalação faz surgir das emoções, interesses e estratégias contraditórias dos atores um emaranhado complexo de ações, rico em momentos absurdos, colocando o público visitante no centro dos acontecimentos, uma vez que a projeção do vídeo é integrada ao bastidor original do filme.

Paralelamente, o Departamento Federal de Cultura, motivado pela participação dos artistas suíços na Bienal de São Paulo, edita a publicação “Unexpected Rules”, com dissertação de Alessio Moretti e Stefan Schoettke, na Editora Revólver, em Frankfurt.

Curadoria: Dr. Andréas Münch, diretor do Serviço de Arte do Departamento Federal de Cultura, Berna/Suíça

 
     
Site da Fundação Bienal de São Paulo