Países
Itália
Artistas
Notícias
Mapa
Informações
Localização
Parceiros
Créditos
  Material para Professores
Eventos e Palestras
 
Representação Italiana na 26a Bienal de São Paulo “Amália Traída” – Francesco Vezzoli

O pavilhão italiano trará para a XXVI edição da Bienal Internacional de Arte de São Paulo um vídeo do artista italiano Francesco Vezzoli. O vídeo intitulado “Amália traída” aborda a vida de Amália Rodrigues, interpretada por Sônia Braga. Amália Rodrigues é o ícone latino por excelência, figura popular que representou e influenciou o imaginário coletivo de uma nação.

            Para dar ritmo ao vídeo, Vezzoli imerge no universo das novelas (soap-operas) dando a elas uma linguagem mais audaciosa e contemporânea. Dessa forma, usa a estrutura excessiva e muitas vezes redundante dessa vertente da cultura de massa justamente para criticá-la. “Seis episódios significativos na vida da Rainha do Fado são apresentados de forma desestruturada com um trailer musical ironicamente neorealista. Cada detalhe é pensado para que se reforce essa tal linguagem excessivamente emotiva das novelas”, diz Vezzoli.   

            O artista nasceu em Bréscia em 1971 e atualmente vive e trabalha em Milão, apresentou exposições individuais e coletivas em diversos países, na Itália e passou por renomadas instituições do meio cultural como “Fondazione Prada” de Milão, Museu de Arte Contemporânea de Nova Iorque, Bienal de Istambul e Centro para a Arte Contemporânea de Roma.

 
 
     
Site da Fundação Bienal de São Paulo