Porão das Artes
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA INAUGURA PORÃO DAS ARTES BIENAL

Com a exposição fotográfica IstoÉ na Bienal, foi inaugurado neste sábado (23/10) o Porão das Artes Bienal, um espaço que será utilizado para a realização de mostras, palestras, cursos e oficinas de trabalho.
Composta de 80 fotos publicadas pela revista a partir da década de 70, a exposição traz visões privilegiadas, resultantes da feliz conjunção entre capacidade técnica e senso de oportunidade. São momentos importantes da história brasileira, registrados por alguns de seus melhores profissionais. Do delírio comemorativo que cercou a posse de Lula ao extremo horror das cenas do Carandiru invadido.
A curadoria é do fotógrafo João Primo e o laboratório fotográfico responsável pela ampliação e produção do material é o Tangran. A mostra, que vai até dia 23/11, estará aberta ao público diariamente, das 9 horas às 20 horas. Mais informações sobre a exposição podem ser obtidas no tel. 5574-5922, ramais 244 e 255.

Ciclo de Palestras -
O novo pólo cultural da Bienal, que ocupa uma área de 1,8 mil metros no subsolo do pavilhão projetado por Oscar Niemayer, ganhou também auditório com capacidade para 300 lugares, onde serão oferecidos cursos, palestras e workshops.
No próximo sábado (30/10), o Porão das Artes Bienal dará continuidade ao ciclo de palestras sobre arte, iniciado na abertura da 26ª Bienal. A primeira conferência, do prof. Boris Groys, acontecerá no auditório do Porão das Artes, das 11 horas às 13 horas, com tradução simultânea. Groys é historiador da arte, do quadro de docentes da Hochschule für Gestaltung, em Karlsruhe, Alemanha, e está vindo de um período como professor visitante na Universidade de Columbia, em Nova York. Sua palestra versará sobre projeto de arte. Boris Groys é especialista em realismo socialista russo, colaborador de publicações com artistas como Ilya Kabakov, e um dos intelectuais mais atuantes no que refere a crítica de arte contemporânea internacional.
No mesmo sábado, dia 30, começa também o ciclo de Conversas com os Artistas. Sempre à tarde, das 15 às 17 horas, o objetivo é aproximar o público do artista. Algumas conversas contarão com a presença, também, de críticos e curadores. No dia 30, os convidados são Ivens Machado, que representa o Brasil na 26ª Bienal, e Nelson Aguilar. A programação dos demais sábados terá os seguintes artistas participantes da 26ª Bienal: 6/11 -- Beatriz Milhazes; 13/11 -- Paulo Climachauska; 20/11 – Laura Vinci; 27/11 – Paulo Bruscky; 4/12 – Walmor Correa; 11/12 – Thiago Bortolozzo; e 18/12 – Artur Barrio.
As palestras, abertas ao público, são gratuitas. Recomenda-se chegar com 30 minutos de antecedência. Mais informações sobre as palestras podem ser obtidas no tel. 5574-5922, ramal 266.

Assessoria de Imprensa da
Fundação Bienal de São Paulo
Gleise Santa Clara
Bruna Azevedo
Tels. (11) 5574-5922 - ramais 244 e 255