Notícias da 26ª


26ª Bienal: + Notícias
Parceiros

Expedição refaz o roteiro do artista Thomas Ender

 

 

O artista americano Mark Dion e o doutor Robert Wagner, da Academia de Belas Artes de Viena, comandaram uma equipe integrada por alemães, austríacos e brasileiros que refez o roteiro empreendido pelo pintor austríaco Thomas Ender no século 19. O trabalho será apresentado por Dion durante a 26.ª Bienal de Artes de São Paulo, que começa em setembro, e fará parte de uma mostra de aquarelas brasileiras do pintor austríaco que a Academia de Belas Artes de Viena realizará em seguida.

Durante o desenvolvimento do projeto, uma parceria entre a Fundação Bienal de São Paulo e a Academia de Artes de Viena, cada participante reproduziu o papel de cartografistas, etnógrafos, entre outros que acompanharam Ender no século 19. A expedição austríaca, da qual Ender fez parte, visitou áreas no Rio, São Paulo e em Minas. O grupo comandado por Dion e Wagner retornou a locais no Rio e em São Paulo, onde o pintor produziu seus desenhos e aquarelas. Mark Dion desempenhou o papel de primeiro naturalista, Robert Wagner, de guia, Bartolomeo Gelpi, de etnólogo e pintor paisagista, Walmor Corrêa, de botânico, e os estudantes da academia Franz Christoph Amann, de segundo naturalista, Karin Felbermayr, de embaixatriz, Christian Mayer, de cronista, Georg Paul Tiller, de cartógrafo.

O pintor paisagista Thomas Ender, professor da Academia de Belas Artes de Viena, foi enviado ao Brasil por ocasião do casamento da princesa austríaca Leopoldina com D. Pedro. Ao chegar, retratou prédios e os arredores da cidade do Rio, incluindo uma vista de 360 graus da Baia de Guanabara. Em 1818, Ender se uniu a uma expedição de oficiais da embaixada austríaca, que visitou cidades como Santa Cruz, Itaguaí, São João Marcos, Areais. É desse período grande parte das aquarelas pintadas pelo artista no Brasil. Ao voltar ao Rio, o artista adoeceu gravemente e, em 1 de junho de 1818, retornou a seu país. O último inventário da sua obra, realizado por Robert Wagner, especialista no pintor, registrou 763 folhas de aquarelas e desenhos.

Mostra: 26.ª Bienal de Arte de São Paulo

Período: 25 de setembro a 19 de dezembro

Local: Pavilhão da Bienal (Ciccillo Matarazzo), portão 3, Parque do Ibirapuera

CEP: 04094-000 – São Paulo – Brasil

Informações adicionais

Antonio Gaspar gaspar@diarionet.com.br

Ilana Tzirulnik ilana@bienalsaopaulo.org.br